O Movimento Cultural Cidade Tiradentes (Mocuti), com sede na Avenida dos Metalúrgicos, 1.081, na Cidade Tiradentes, Zona Leste, foi criada em 1981, mas somente oficializada como instituição em outubro de 1997. Desenvolve diversas atividades culturais para a comunidade.
A entidade tenta suprir algumas carências da comunidade que sofre com falta de saneamento, escolas, moradias e até empregos e praticamente esquecida pelos governantes.
Diante de todos esses problemas, o Mocuti tem como principais objetivos a defesa dos patrimônios históricos do bairro, a organização da população e entidades locais para a criação de Casa da Cultura de Cidade Tiradentes, o apoio e incentivo à cultura popular em todas as suas formas, além da conscientização da população em relação à defesa do meio ambiente.
A entidade também participa, realiza, patrocina, estimula e promove ações e eventos culturais lúdicos, esportivos e educativos junto aos moradores das Cohabs do Complexo Cidade Tiradentes e regiões próximas.
Na programação da entidade existem, diariamente, cursos de informática, alfabetização, pré-vestibular comunitário, agentes sociais e qualificação profissional, além de oficinas culturais de música e danças. A Administração Regional de Guaianazes tem participação efetiva em todas as atividades realizadas.
No fim da semana, em homenagem às mulheres, o Mocuti promoveu palestras sobre educação, saúde e auto-estima, e exibiu filmes em um telão montado ao ar livre. Lançou também um curso de cinema que vai até o dia 24, do qual sairão cinco curtas metragens produzidos pelos alunos.
Texto publicado no Jornal Paulicéia no dia 11 de março de 2002.
Comentários: